top of page

Parlamento dos Jovens – Sessão com deputados da Assembleia da República - (Ano II - 2º P. 2019-2020)

Em janeiro, o Agrupamento recebeu os deputados da Assembleia de República Helga Correia (PSD) e Bruno Aragão (PS), que tinham como missão apresentar os objetivos do programa do Parlamento dos Jovens e lançar o debate sobre o tema “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação”.


A sessão do dia 14 de janeiro aconteceu na Escola E.B. 2,3 de Loureiro, na biblioteca, com a deputada Helga Correia que introduziu o tema e apelou às boas práticas do debate democrático. Participaram com entusiasmo e interesse as turmas 8ºA, 8ºB, 9ºB e 9ºD.

A sessão do dia 27 de janeiro aconteceu na Escola Básica do 2ºe 3º Ciclos Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, na biblioteca, com o deputado Bruno Aragão que, para além de enquadrar o tema, apelou à participação cívica e democrática dos alunos. De referir que o deputado Bruno Aragão já tinha sido aluno nesta escola e mencionou esse facto aos presentes com muito orgulho e emoção. Participaram com dinamismo as turmas 8ºC, 8ºD, 9ºE e 9ºF.


É de salientar a participação ativa dos alunos em esclarecer junto dos deputados todas as dúvidas surgidas, em ambiente cordato, mas de grande entusiasmo.

Agradecemos aos Srs. Deputados a sua amabilidade e simpatia, tanto com a escola e os seus responsáveis como, sobretudo, por saberem captar o interesse e a participação dos alunos envolvidos.


Após as Sessões com os Srs. Deputados, teve lugar, nas duas escolas do Agrupamento, as respetivas Sessões Escolares para a eleição dos deputados a integrar a Sessão Distrital, bem como, a eleição dos candidatos à Mesa da referida Sessão. Num ambiente de discussão saudável e cumprindo as regras democráticas, foram selecionadas as medidas a propor por cada escola na sessão distrital.


É com muito apreço que registamos o interesse e a vitalidade dos alunos nas duas sessões escolares, expondo os seus pontos de vista, numa atitude critica e de respeito mútuo pela diversidade de opiniões.


Parabéns aos nossos alunos pelo trabalho desenvolvido e pela sua postura.


As professoras Coordenadoras:

Goret Domingues e Rita Costa




12 visualizações0 comentário
bottom of page