top of page

Parlamento dos Jovens – Debate da sessão escolar, 3º ciclo do Ensino Básico

Atualizado: 14 de mar. de 2019




No passado dia 7 de janeiro, o agrupamento recebeu os deputados da Assembleia de República Helga Correia (PSD) e António Cardoso (PS), que tinham como missão apresentar os objetivos do programa do Parlamento dos Jovens e lançar o debate.


A sessão da manhã aconteceu na Escola Básica do 2ºe 3º Ciclos Dr. José Pereira Tavares, em Pinheiro da Bemposta, na biblioteca, com a deputada Helga Correia que, para além de enquadrar o tema apelou à participação cívica e democrática dos alunos.


Participaram as turmas 7ºC, 8ºE, 8ºF, 9ºC e 9ºD, bem como a Equipa Coordenadora do projeto.

Coube à equipa coordenadora a apresentação da escola e dos seus propósitos, e à Sra. Deputada a preleção quanto aos processos e objetivos a alcançar.


A sessão da tarde aconteceu na Escola E.B.2,3 de Loureiro, na biblioteca, com o deputado António Cardoso, que introduziu o tema e apelou às boas práticas do debate democrático.


Participaram as turmas 7ºA, 8ºB e 9ºA, bem como a equipa coordenadora do projeto, acompanhadas por elementos da Comissão Administrativa Provisória, as professoras Isabel Brandão, Ana Rio e Cecília Oliveira.


De novo, coube à equipa de coordenação apresentar aos alunos o projeto, bem como ao Sr. Deputado as boas-vindas que, tomando a palavra, sensibilizou os alunos à participação cívica no debate.

É com muito gosto que registamos o interesse e o empenho dos alunos nas duas sessões, bem como a participação ativa em esclarecer junto dos deputados todas as dúvidas surgidas e em ambiente cordato mas de grande entusiasmo.


Agradecemos muito aos Srs. Deputados a sua amabilidade e simpatia, tanto com a escola e com os seus responsáveis como, sobretudo, por saberem captar o interesse e a participação dos alunos envolvidos.


Foi realmente um início entusiasmante para este projeto, pelo que acreditamos obter os melhores resultados e aprendizagem para toda a comunidade escolar.


As professoras Coordenadoras:

Goret Domingues e Rita Costa

17 visualizações0 comentário
bottom of page