top of page

Alunos do 9º ano foram ao teatro e ao Palácio da Bolsa - (Ano II - 2º P. 2019-2020)

As seis turmas do 9º Ano e a turma do curso CEF do Agrupamento de Escolas de Loureiro, um pouco mais de uma centena de alunos, acompanhados por oito docentes, deslocaram-se no dia 6 a Perafita (Matosinhos) para assistir à representação da peça de teatro, “Auto da Barca do Inferno”, protagonizada pela companhia de teatro “O Sonho”.


O “Auto da Barca do Inferno” é uma peça de enorme riqueza, desenrolando-se em vários planos e em várias dimensões. É uma evocação de certos tipos sociais do Portugal quinhentista, que ainda hoje permanecem atuais. É também uma sátira feroz contra os grandes e os poderosos, não poupando os pecadores de condição mais modesta.


A forte dinâmica empreendida pelos atores ao longo de toda a peça, a juntar à permanente interatividade com o público juvenil, deixou a plateia satisfeita naquele momento lúdico e educativo.


Seguiu-se uma paragem no “Mar Shopping”, onde a comitiva aproveitou para almoçar e conviver, seguindo depois para a última etapa da visita de estudo – o Palácio da Bolsa.


O Palácio da Bolsa, situado na cidade do Porto, começou a ser construído em outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.


Com uma mistura de estilos arquitetónicos o edifício apresenta, em todo o seu esplendor, traços neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês.


Finalizada a visita guiada àquele ex-líbris da cidade invicta, os alunos e professores percorreram alguns dos espaços mais emblemáticos da Ribeira portuense, antes do regresso à escola.


Esta visita foi da responsabilidade das disciplinas de Português e de História.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Regresso do magusto

No passado dia 11 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Loureiro voltou a festejar o Magusto, após uma interrupção de dois anos, causada pela pandemia. Organizada pelo Departamento de Ciências Huma

bottom of page