top of page

Um gesto simples pela consciencialização - Mutismo Seletivo - (Ano II - 1º P. 2019-2020)

Atualizado: 23 de jan. de 2020

No dia 11 de outubro, vestimo-nos de azul para sensibilizar toda a comunidade educativa para a consciencialização do mutismo seletivo.


O Mutismo Seletivo consiste numa Perturbação de Ansiedade que se caracteriza pela recusa em falar em determinadas situações sociais específicas em que se espera que se fale (por exemplo, na escola), embora a criança o faça noutras situações.


Os traços comportamentais associados ao Mutismo Seletivo incluem timidez excessiva em ambientes socias não familiares, preocupações com evitamento social, medo do embaraço em situações sociais, isolamento e retraimento sociais, baixa autoestima, negativismo, traços compulsivos, birras ou comportamentos de oposição ligeiros.


O Mutismo Seletivo é uma problemática que envolve principalmente crianças em idade escolar, comprometendo os seus desempenhos no contexto escolar e a comunicação em contexto social.


A prevalência de Mutismo Seletivo parece não variar em função do sexo ou etnia, no entanto, a probabilidade da perturbação se manifestar em crianças pequenas é maior do que em adolescentes ou adultos. O Mutismo Seletivo é considerado uma desordem infantil e o seu início verifica-se com frequência antes dos 5 anos de idade. Todavia, a perturbação pode não ser clinicamente detetada até à entrada na escola, na medida em que esta transição implica um aumento da interação social e das atividades de desempenho (tais como ler em voz alta). À medida que as crianças com Mutismo Seletivo amadurecem, pode verificar-se um aumento do isolamento social.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page