top of page

Programa “PASSE”

Atualizado: 19 de fev de 2019


Enfermeira Marlene

No âmbito do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar, designado “PASSE”, deslocou-se, ao nosso jardim de infância, a enfermeira Marlene para fazer uma sensibilização sobre saúde oral.


Aprendemos que os dentes devem ser escovados pelo menos 2 vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de dormir. A escovagem deve ser feita com um dentífrico com flúor para remover a placa bacteriana e promover a remineralização dos dentes, tornando-os mais resistentes.


Ela também nos ensinou a fazer a escovagem dos dentes e até trouxe uma dentadura artificial para exemplificar.

Ainda tivemos a oportunidade de ver um filme onde era retratado o efeito das guloseimas na nossa boca/dentes, As bactérias que se desenvolvem na nossa boca e que produzem as cáries, alimentam-se de açúcares, daí a necessidade de reduzir o consumo de açúcar, fazer a higienização da boca após as refeições e sempre após a ingestão de doces.


Também ficámos a saber que a cárie dentária geralmente começa com um pequeno buraco e que, se não for tratada, pode levar à destruição do dente. Devemos consultar regularmente o dentista para que tal situação não aconteça.


E não nos podemos esquecer que ”Escovar os dentes é essencial para a saúde. Previne o aparecimento da cárie dentária e de algumas doenças”!


Sabemos da importância de ter uns dentes limpos e queremos ter uns dentes fortes, bonitos e saudáveis.


Turma D (pré-escolar)

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page