No âmbito do Parlamento dos Jovens decorreu, no Agrupamento de Escolas de Loureiro, no mês de dezembro, o debate com o Senhor Deputado da Assembleia da República, Dr. Bruno Aragão (PS), em representação do círculo eleitoral de Aveiro. Uma iniciativa da Assembleia da República que desde o ano de 1995 tem por objetivo: “educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política”. Tratou-se de um debate especial para os alunos, uma vez que tiveram a oportunidade de privar com o Deputado, Dr. Bruno Aragão, que frequentou, há 25 anos, a Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, do atual Agrupamento de Escolas de Loureiro.
Este debate foi organizado pelos grupos disciplinares de Geografia e História e contou com o apoio da direção do Agrupamento de Escolas de Loureiro.
Os alunos candidatos a deputados, que formam as listas, numa primeira parte da sessão, ficaram a conhecer o funcionamento da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.
Numa segunda parte, os deputados das diferentes listas tiveram a oportunidade de encontrar novas sugestões e ideias para refletirem um pouco mais sobre o tema: Fake News: Que estratégias para combater a desinformação?
Finalmente, foi promovido o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, bem como a reflexão e o debate do tema definido para este ano. Foi um debate muito profícuo, elucidativo e deveras único para os alunos envolvidos, com momentos de partilha que permitiu ampliar o conhecimento sobre o fenómeno da desinformação e as formas de nos defendermos deste problema de escala mundial e que os ajudará nas próximas etapas da campanha eleitoral.
Por fim, gostaríamos de deixar um agradecimento especial ao Dr. Bruno Aragão, pela sua disponibilidade, empenho e dedicação aos alunos deste Agrupamento, pois são momentos como estes que marcam o seu percurso no futuro.
Os professores responsáveis pelo projeto: Fernando Gonzalez, Filipa Maia e Andreia Fecha.
Escola Básica de Loureiro
Escola Básica Dr. José Pereira Tavares
Comments