top of page

Parlamento dos Jovens - debate com deputado

No âmbito do Parlamento dos Jovens decorreu, no Agrupamento de Escolas de Loureiro, no mês de dezembro, o debate com o Senhor Deputado da Assembleia da República, Dr. Bruno Aragão (PS), em representação do círculo eleitoral de Aveiro. Uma iniciativa da Assembleia da República que desde o ano de 1995 tem por objetivo: “educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política”. Tratou-se de um debate especial para os alunos, uma vez que tiveram a oportunidade de privar com o Deputado, Dr. Bruno Aragão, que frequentou, há 25 anos, a Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, do atual Agrupamento de Escolas de Loureiro.

Este debate foi organizado pelos grupos disciplinares de Geografia e História e contou com o apoio da direção do Agrupamento de Escolas de Loureiro.

Os alunos candidatos a deputados, que formam as listas, numa primeira parte da sessão, ficaram a conhecer o funcionamento da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

Numa segunda parte, os deputados das diferentes listas tiveram a oportunidade de encontrar novas sugestões e ideias para refletirem um pouco mais sobre o tema: Fake News: Que estratégias para combater a desinformação?

Finalmente, foi promovido o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, bem como a reflexão e o debate do tema definido para este ano. Foi um debate muito profícuo, elucidativo e deveras único para os alunos envolvidos, com momentos de partilha que permitiu ampliar o conhecimento sobre o fenómeno da desinformação e as formas de nos defendermos deste problema de escala mundial e que os ajudará nas próximas etapas da campanha eleitoral.

Por fim, gostaríamos de deixar um agradecimento especial ao Dr. Bruno Aragão, pela sua disponibilidade, empenho e dedicação aos alunos deste Agrupamento, pois são momentos como estes que marcam o seu percurso no futuro.


Os professores responsáveis pelo projeto: Fernando Gonzalez, Filipa Maia e Andreia Fecha.


Escola Básica de Loureiro

Escola Básica Dr. José Pereira Tavares

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Regresso do magusto

No passado dia 11 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Loureiro voltou a festejar o Magusto, após uma interrupção de dois anos, causada pela pandemia. Organizada pelo Departamento de Ciências Huma

Presépio em Família – 2021

Seguindo o modelo de São Francisco de Assis, a quadra natalícia que agora vivemos, inspira-nos a recriar o momento do nascimento de Jesus em Belém. Esse momento, repetido ao longo do tempo na nossa hi

bottom of page