(Texto narrativo coletivo)
O Meu Natal iluminado
O Natal é uma festa da religião cristã na qual se comemora o nascimento de Jesus.
Festeja-se no dia 25 de dezembro, mas as pessoas começam com uma consoada familiar, na véspera à noite. Nesta época natalícia, as ruas, as lojas e as casas são enfeitadas com motivos decorativos cheios de brilho e luzes.
Todos os anos, eu escrevo uma carta ao Pai Natal, onde peço presentes, mas também lhe digo as boas ações que pratiquei durante o ano.
O meu Natal é sempre celebrado em casa dos meus avós. Lá, reúne-se toda a família, desde os primos mais pequeninos até aos mais crescidos. Estão todos muito felizes com a ideia de trocarem presentes e carinhos.
Em casa dos meus avós, a ceia da consoada é na mesa da sala de jantar onde há comida deliciosa e sobremesas apetitosas. A minha mãe, a minha avó e as minhas tias, juntam-se e fazem um bacalhau com broa, que é de comer e chorar por mais. Mas a minha parte favorita é quando chegam as sobremesas natalícias, pois temos o bolo-rei, as rabanadas, os bilharacos, os sonhos, os frutos secos e a famosa aletria da avó.
Perto da meia-noite, chega o momento mágico! O avô aparece vestido de Pai Natal e entrega os presentes. Eu adoro ver as caras de todos ao abrirem os presentes. É uma verdadeira animação.
A noite acaba com o avô a contar histórias junto da lareira e os netos todos à sua volta.
Como criança que sou, adoro a época de Natal.
4ºARE L
26 de novembro de 2018
Comments