No passado dia 3 de dezembro, data em que é assinalado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a turma ALUD recebeu o prémio de participação no concurso “Sem Limites”, promovido pela Autarquia de Oliveira de Azeméis e Comissão Municipal para a Deficiência.
O trabalho apresentado a concurso, com o nome “Voar de novo”, conta a história de um pica-pau que , tendo ficado sem uma asa, tinha o sonho de voar de novo, de voltar a subir às árvores e aí construir o seu ninho e ter uma família. Nesta história, os animais da floresta ficaram sensibilizados para os obstáculos da pequena ave e, em conjunto, conseguiram criar condições para o pica-pau voltar a ter uma vida independente.
Esta participação dos alunos foi uma forma muito eficaz de sensibilização para o tema da deficiência, da necessidade de alteração de comportamentos e da importância de um olhar mais atento para os outros.
Que a história que redigiram esteja sempre nas suas mentes e que os seus olhares nunca se desviem do caminho para uma verdadeira escola inclusiva.
Comentários