top of page

Bullying – violência escolar

No mês de novembro, as turmas do 4º ano do nosso agrupamento de escolas , tiveram o privilégio de receber nas suas salas de aula a Dra. Carla Machado, Psicóloga , para abordar e refletir o tema “bullying – violência escolar”.

Em conjunto construímos um “teia” onde fomos falando das nossas experiências com o “bullying- violência escolar”.

Posteriormente, houve um momento de debate sobre os diferentes tipos de bullying e a forma como nos devemos defender do bullie, assim como proteger e ajudar quem é vitima deste ato agressivo.

Para finalizar, visualizamos pequenos vídeos que nos fizeram refletir neste tema e aprender um pouco mais sobre ele.

Ficamos a saber um pouco mais sobre o bullie (agressor) e as suas caraterísticas: acha-se o mais forte , gosta de se sentir poderoso e controlador, adora ganhar mas detestam perder, serve-se dos outros para conseguir o que quer. A vítima apresenta comportamentos como: desinteresse pela escola, tristeza e choro, sente-se culpada por aquilo que lhe está a acontecer, tem baixa auto-estima, sente dores de cabeça e dores de barriga, come muito ou então deixa de comer, não presta atenção nas aulas, não tem vontade de estudar e guardam dentro de si agressividade e irritação.

A Drª Carla explicou que há vários tipos de Bullying: físico, homofóbico, social, moral, virtual, sexual, verbal, material, racial e familiar.

Se formos vítimas de Bullyind devemos tomar atitudes como : falar com um adulto, familiar, amigo, ou professor. Devemos fugir do local, estar atentos a quem nos rodeia. É importante mostrarmos calma e sentido de humor. Nunca devemos andar sozinhos.


A frase que nos fica desta aula é : “A brincadeira que não tem graça”.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page