top of page

Atividades de promoção da leitura - (Ano III - 3º P. 2020-2021)


O PNL2027 lançou duas iniciativas a que o agrupamento aderiu: “10 Minutos a Ler” e “Clube de Leitura na Escola”, tendo estado todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos envolvidas na primeira e treze turmas na segunda, com entusiasmo e envolvimento dos alunos perante os livros e a leitura, cada vez mais acentuados.


Os alunos conseguiram, algumas vezes através de ferramentas como PowerPoint, Genial.ly e Book Creator, verbalizar a sua preferência, perante livros e autores e angariar adeptos para as suas recomendações de leitura.


Quem lê+” - sessões que punham à prova os conhecimentos dos alunos sobre as obras de leitura orientada na disciplina de Português, do 5.º ao 9.ºanos, com recurso à aplicação Socrative, proporcionando momentos lúdicos e diferentes, em simultâneo com o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão das obras lidas.


No sentido de aliar a ocupação de tempos livres ao desenvolvimento de competências de leitura, foram implementados os passatempos mensais: “Autor”, “Adivinha”, “Provérbio” e “Desafio geográfico” (elaborado pela disciplina de Geografia), privilegiando igualmente o trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar com as várias disciplinas. Foi também com esse propósito que se implementou a atividade “Periódicos em padlets”, na qual os alunos, em Português, Cidadania e Desenvolvimento, Apoio ao Estudo e no Clube da Matemática analisavam, mensalmente, artigos das revistas “Visão Júnior” e “Super Interessante” e publicavam os seus comentários em padlets.


No sentido de proporcionar momentos de leitura a todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, distantes entre si, foram dinamizadas sessões da "Hora do Conto@Distância" pela professora Élia Jesus. A última história apresentada "Zé Pimpão, o acelera", de José Jorge Letria, abordou o tema de Educação para a Cidadania "Segurança Rodoviária".













8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page